Hoje estivemos a aprender mais sobre a descrição e como descrever com mais pormenor.
Primeiro a professora colocou no quadro, um desenho com um gato e estivemos a ler em voz alta um texto que descrevia essa personagem. Falámos sobre o texto e o que é descrever, como o podemos fazer e que coisas se podem descrever. Ficámos a saber que Cesário Verde afirmou que pintava quadros, por letras, por sinais, estivemos a dialogar sobre esta frase.
De seguida, aprendemos o que é o retrato social, nós já sabíamos os retratos físico e psicológico. E oralmente fizemos a descrição de uma personagem que a professora colocou no quadro.
Depois tirámos um cartão cada um e tivemos a treinar a capacidade de descrever. Tivemos de fazer um texto a descrever a personagem que nos calhou.
No final, a professora colocou no quadro as personagens num tamanho maior, e nós estivemos a ler em voz alta o texto produzido para os colegas adivinharem que personagem era.
A professora ficou contente com o resultado, não só fizemos descrições completas, como apareceram vários tipos de texto além da prosa. Alguns alunos escreveram em poesia e até em acróstico. Bem pensado!