Somos a turma do 4ºA da E.B.I. Elias Garcia na Sobreda. Neste blog mostramos as actividades que fazemos na sala de aula. Esperamos que se divirtam connosco!

07
Mai 09

Hoje estivemos a aprender mais sobre a descrição e como descrever com mais pormenor.

Primeiro a professora colocou no quadro, um desenho com um gato e estivemos a ler em voz alta um texto que descrevia essa personagem. Falámos sobre o texto e o que é descrever, como o podemos fazer e que coisas se podem descrever. Ficámos a saber que  Cesário Verde afirmou que pintava quadros, por letras, por sinais, estivemos a dialogar sobre esta frase.

De seguida, aprendemos o que é o retrato social, nós já sabíamos os retratos físico e psicológico. E oralmente fizemos a descrição de uma personagem que a professora colocou no quadro.

Depois tirámos um cartão cada um e tivemos a treinar a capacidade de descrever. Tivemos de fazer um texto a descrever a personagem que nos calhou.

No final, a professora colocou no quadro as personagens num tamanho maior, e nós estivemos a ler em voz alta o texto produzido para os colegas adivinharem que personagem era.

A professora ficou contente com o resultado, não só fizemos descrições completas, como apareceram vários tipos de texto além da prosa. Alguns alunos escreveram em poesia e até em acróstico. Bem pensado!

 

 

publicado por Vanda Jorge às 21:34

Olá! Gostei muito desta actividade, onde a professora Marilia esteve a ver a aula que a professora Vanda preparou! Claro que não posso-me esquecer, de aprender o retrato social!



Beijocas da Cristiana!
cristiana a 10 de Maio de 2009 às 21:49

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
22

24
25
26
28
30

31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO